Jairo Ferreira - UNISINOS
E-mail: ferreira@netu.unisinos.br


Para fazer o download do artigo completo no formato PDF clique aqui.



Clique aqui
para submeter seus comentários sobre este artigo.




Dia: 11/12
Horário: 20 e 21 h 30min

A significação em listas de discussão: uma análise do discurso(*)

Jairo Ferreira

UNISINOS


Resumo

Este artigo é uma aplicação da teoria semiolingüística do discurso de Patrick Charaudeau. Seu objetivo principal é ilustrar os processos de significação implicados nos atos de linguagens em interações através de listas de discussão. Em termos empíricos, recorrermos à dados coletados no âmbito do Curso de Jornalismo Online, realizado via Web. Em termos teóricos, recorremos à teoria do discurso de Patrick Charaudeau (1983). Este autor procura desenvolver uma síntese entre a concepção da língua como sistema e os estudos que vinculam as variações de sentido às práticas sociais particulares, compreendendo estas em seu vínculo, com as condições sociais de produção. Nas conclusões, colocamos questões que consideramos pertinentes do ponto de vista de uma análise sócio-cognitiva do discurso. 

Palavras-chave
Discurso e interações; discurso e conhecimento; discurso e educação.

Sumário
Leia online o artigo completo, organizado por tópicos.


FERREIRA, J. A significação em listas de discussão: uma análise do discurso. Colabora - Revista Digital da CVA-RICESU, v.1, n. 2, novembro 2001. 15 pags.

Este artigo atualiza aspectos da discussão que desenvolvemos em diversos artigos: FERREIRA, Jairo Getulio. Aspectos sociocognitivos das interações com hipertexto para o ensino à distância. Ciência e Tecnologia, Centro Universitário Salesiano, v.Ano I, n.2, 1998; FERREIRA, Jairo Getulio. As interações em chat: da ficção à realidade do discurso. Coletâneas do Ppgedu, Faced - Ufrgs, v.5, n.14-15: 68-83, 1997. FERREIRA, Jairo Getulio, AXT, Margarete. Hipertexto, discurso e cognição (a construção do conhecimento em ambientes telemáticos). In: INTERCOM - GT COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO, 1998, Recife. 21 Congresso Brasileiro de Comunicação. São Paulo: Trace Disc Multimídia, 1998. v.I.

use as setas abaixo para navegar entre os tópicos do artigo