1. Introdução

2. O coletivo, a cooperação e a colaboração

3. O diálogo e o espaço

4. A investigação

5. Considerações finais

6. Referências

6. Referências

ADELL, Jordi. Tendencias em educación em la sociedad de las tecnologías de la información. Edutec – Revista eletrônica de Tecnologia Educativa, nº 7, novembro/1997. [http://nti.uji.es/docs/nti/jordi_adell_edutec.html]

BARBERÁ GREGORI, Elena, BADIA GARGANTÉ, Antoni, e LA IGLESIA, Josep Maria Morminó de. Ensiñar y aprender a distancia: es possible? 2001 [artigo eletrônico, em http://www.uoc.es/web/esp/art/uoc/0105018/ensapren.html]

BATISTA, Lúcio José Carlos. A constituição do sujeito educador ambiental: um relato de experiências de educadores ambientais do Riacho Fundo – Distrito Federal. Brasília, 2004. Dissertação de Mestrado em Educação na Universidade de Brasília.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógicas. 7ª Edição. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.

BORBA, Marcelo de Carvalho. Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: MORAES, Marialice de e PAZ-KLAVA, Carolina. Comunidades interativas de aprendizagem. Palhoça: UnisulVirtual, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 32ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GONZÁLEZ REY, Fernando L. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. Tradução Marcel Aristides Ferrada Silva. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.

MATURANA ROMENSIN, Humberto e VARELA GARCIA, Francisco J. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 2ª Ed. Tradução Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Palas Athenas, 2002.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 3ª Ed. Campinas – SP: Papirus, 1999.

______. Educar na biologia do amor e da solidariedade. Petrópolis – RJ: Vozes, 2003.

SCHAFF, Adam. A sociedade informática. Tradução de Carlos Eduardo Jordão Machado e Luiz Arturo Obojes. 4ª Ed. São Paulo:Universidade Paulista:Brasiliense, 2001.

TORI, Romero. Tecnologias interativas na redução de distância em educação: taxonomia da mídia e linguagens de modelagem. São Paulo, 2003. Tese (livre docência) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

use as setas de navegação abaixo para consultar o artigo completo